terça-feira, 24 de agosto de 2010

O dia do aparecimento do Senhor Baladeva





Vrndavana, Índia, 15 de agosto de 2000

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Tradutor: Sripad Ramacandra dasa Adhikari

Vocês conhecem o passatempo em que Sri Baladeva matou Romaharsana Suta, mas vocês sabem porque Ele fez isto? O fato é que este Romaharsana Suta nunca respeitou nenhum devoto. Ele pensava, “Eu sou superior à todos. Eu sou o guru dos 88 milhões de rsis reunidos nesta assembléia.” Havia milhares de devotos que eram superiores a ele, mas ele nunca ofereceu respeitos a eles. Você sabe que Baladeva sabe de todas as coisas, e ele também tomou conhecimento disto. Certa vez foi testá-lo. Como Romaharsana Suta estava acostumado a não honrar qualquer Vaisnava, achando-se superior a todos, quando Baladeva Prabhu chegou ele também não o reverenciou. Ele não poderia permanecer em pé em sua posição e fazer pranamas. Se alguém age desta maneira, ele não é nem qualificado para contar hari-katha nem para ouvir hari-katha. Baladeva Prabhu repentinamente cortou-lhe. Ele disse, “Tolice, você não quer respeitar nenhum dos devotos, e você pensa que é superior a eles porque você está contando hari-katha e eles estão ouvindo.”

Ele nunca havia oferecido pranama para a sua audiência. Em total oposição a este fato, Prabhupada Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura freqüentemente oferecia pranama para toda a sua audiência. Sentindo que eles eram proeminentes, ele lhes dizia, “Se vocês não estivessem, aqui, eu não poderia contar hari-katha para ninguém. Vocês são como meu vipada uddharana bandhu. Vocês são meus amigos que estão me salvando de grande perigo.”Se alguém, está explanando hari-katha e pensa, “Nenhum deles sabe alguma coisa”, o que é isto? Isto é uma ofensa.


Embora alguém possa não estar ouvindo hari-katha, ainda assim ele pode ser tão qualificado quanto Srila Haridasa Thakura ou Srila Gaurakisora dasa babaji. Ele pode ser milhares de vezes superior a esta pessoa contando hari-katha. Aqueles que estão saboreando Vaisnava seva, harinama, e ouvindo hari-katha, tem mais sukriti do que outros. Algumas vezes nós negligenciamos isto, mas não deveríamos negligenciar.


Baladeva Prabhu também matou Dvivida bandara (gorila) em Dvaraka. Dvivida bandara esteve presente na época de Rama. Ele o tinha servido muito, e ele tinha auxiliado Ele na batalha contra Ravana. Contudo, ele nunca reverenciou Laksmana. Ele pensava, “O que fez Laksmana? Nada.”Ele não entendia que Laksmanaji estava sempre servindo Rama, e de fato Ele era o Próprio Rama.

Dvivida viveu durante todo o tempo que Ele também esteve presente na época de Krsna. Contudo, porque ele teve a má associação de Bhaumasura, Maya Dhanava, Kala Yavana, Jarasanda, e todos os outros demônios, ele tornou-se mais e mais estúpido. Ele começou a ver em todos os lugares, em todos os devotos, alguma brecha, alguma falha, e ele freqüentemente os criticava. E, repetidamente ele foi encontando uma ‘brecha’ em Laksmana, que estava agora na forma de Baladeva Prabhu. Ele tirou toda a sua roupa e começou a mostrar seu corpo para as adolescentes com quem Baladeva Prabhu estava desfrutando seus passatempos. Nesta condição ele começou a criticar Baladeva. Ele disse, “Como pode você respeitar Balarama? Balarama é um lampata, uma pessoa muito luxuriosa. Ele tem Revati como Sua esposa, e Ele é muito apegado a ela.”


Alguém pode agir desta forma se ele tem a associação daqueles que criticam Vaisnavas. Tal pessoa não terá olhos para ver as qualidades dos Vaisnavas. Mesmo um kanistha é superior a ele. Deve-se tentar ser humilde com todos, e especialmente deve-se não ver falhas ou ‘brechas’ em qualquer Vaisnava. Se nós começarmos a encontrar falhas nos Vaisnavas, então, nós iremos tomar o estado do gorila Dvivida Nós iremos também encontrar falhas em nosso guru, e também em akhanda-guru-tattva, que é, Balarama ou Nityananda Prabhu.Mesmo aqueles que foram mortos por Baladeva Prabhu, como Dvivida bandara e Romaharsana Suta, foram afortunados. Nós somos até mesmo piores do que Dvivida e Romaharsana Suta, porque nós não temos a oportunidade de ser mortos por Baladeva. Nós não somos afortunados, e nós ainda cultivamos muitas aparadhas.


Que faz Baladeva Prabhu? Ele ara. Por que Ele ara? Ele cultiva. Em Vraja Ele é o lavrador do campo das eternas entidades vivas, as jivas. Ele as está preparando ou as produzindo. Ele está criando ou manifestando a sandhini-sakti.


Então, em Vaikuntha, na forma de Maha Sankarsana, Baladeva está cultivando o campo dos associados eternos de Vaikunthadipati, que significa Narayana. Como Karanodakasayi Visnu, Baladeva está cultivando (criando) todas as tatastha-saktis, entidades vivas, aqueles que estão preparados para ir a ambos, para a morada espiritual e material.
Krsna é sac-cid-ananda-vigraha. Na verdade, esta palavra consiste de três palavras: sat, cit e ananda. O próprio Krsna é considerado a Deidade predominante de cit. Cit significa jñana, que, quando condensado ou intensificado, converte-se em bhava; e esta bhava eleva-se ao estágio de mahabhava. Baladeva Prabhu é a Deidade predominante de sat. Sat significa existência, e toda a existência vem de Balarama Prabhu. Mesmo a existência do corpo de Krsna é devido a Balarama. Radharani é a Deidade predominante de ananda, e todas estas três são a extremidade raiz sat, cit e ananda em Krsna.


Embora estas três estejam reunidas em Krsna, elas também estão separadas. Esta é a potência inconcebível de Krsna. Toda e cada potência de Krsna pode tomar uma forma separada. Seu drsti, Sua visão, também torna-se personificada. Sua capacidade de ver é Sua potência, e ela pode também tomar uma forma. Em nosso caso, esta potência é invisível, mas no caso de Krsna a mesma potência pode tomar uma forma. Drsti, a potência para ver, pode também tornar-se personificada. Isto também é verdade no caso de Radharani, Sua rupa é Rupa manjari e Sua visão é Nayana-mani Manjari. Desta maneira, embora as potências sac-cid-ananda estejam em Krsna, quando elas tomam formas elas se tornam Balarama e Radharani.


Como Ananga Manjari Balarama serve Radharani na doçura conjugal. No Radha Kunda o centro e mais importante kunja é o Svananda sukhada kunja. Este kunja pertence a Ananga Manjari, e neste kunja ela sempre arranja belas parafernálias para os passatempos de Radha-Krsna.
Em Rama-lila este mesmo Baladeva era Laksmana, onde Ele foi forçado a realizar muitos passatempos que Ele não desejava realizar. Nesta época Ele era o irmão mais jovem, e Ele não podia dizer nada para o irmão mais velho. Ele teve que realizar um teste de fogo com Sita, e Ele teve que baní-La. Em Gaura-lila Ele voltou como Senhor Nityananda, o irmão mais velho, não o irmão mais jovem, e Ele quebrou a ekadanda de Mahaprabhu.


Algumas vezes Baladeva Prabhu aparece negro.Por que? Quando Ele veio de Dvaraka, e Ele encontrou as gopis, muito absortas em Krsna, então Ele também começou sentir separação de Krsna, absorveu-Se em Krsna, e tornou-se negro.


Respeitem todos os Vaisnavas e desenvolvam suas tendências de servir. Tentem servir todo e cada Vaisnava. Cultive este gosto por servir. Jagannatha dasa Babaji Maharaja ocupou alguns de seus discípulos em cultivar as sementes de berinjela. Por que? Porque eles não eram qualificados para permanecerem cantando durante todo o dia. Eles tinham desejado aprenderem muito dele, mas a chegarem aceitando-os como discípulos, ele pediu que eles cultivassem uma campo de berinjelas. Quando Srila Bhaktivinoda Thakura esteve lá, eles se queixaram, “Jagannatha dasa babaji Maharaja é tão íntimo de você. Por favor, pergunte algumas coisas para nós.Nós deixamos nossas casas para aprender alguma coisa sobre consciência de Krsna, cantar e hari-katha. Em vez de nos dar hari-katha ele nos deu este campo para cultivar.” Srila Bhaktivinoda sentiu seu pulso e respondeu, “Ele agiu corretamente. Esta é sua bhakti; este é o seu cultivo da consciência de Krsna. Porque não somos qualificados para cantar durante todo o dia, precisamos trabalhar, e devemos servir em concordância com as instruções dadas por Vaisnavas e Gurudeva.”


Hoje também é Raksa-bandhana. Nós atamos rakhi (um bracelete extravagante de pano) para Krsna. Anteriormente, este festival era muito praticado de maneira diferente todos os dias. Nós atamos rakhi em Krsna, ou em Balarama, assim eles irão nos proteger. Eles são nossos reais protetores. Este era o significado deste festival. Durante o reinado do líder Muhammedan, os Muhammedans estavam cometendo muitas atrocidades com as mulheres indianas. Muitas mulheres indianas aceitaram poderosos reis como seus protetores. Elas enviavam seu rakhi para eles e diziam, “Por favor ate este rakhi e proteja-nos.” Desde esta época este festival tem acontecido: assim, uma irmã atava o rakhi ao redor do pulso de um irmão que iria protegê-la. O protetor,contudo, não é de fato um irmão. Na verdade, o protetor é Balarama. Nós também podemos tomar Gurudeva como nosso protetor de indesejadas atividades e mentalidades, aparadhas, etc.


Nós podemos atar este rakhi em Gurudeva, e deveríamos ter esta convicção em nosso coração, a fim de servir nosso Gurudeva podemos matar o mundo inteiro. Não é que você vá e comece a matar o mundo inteiro, mas esta deveria ser a emoção e o sentimento em seu coração. Qualquer um que não tenha guru-nistha não poderá progredir. Isto não significa que porque eu sou um guru estou pedindo e persuadindo você a me servir, mas isto é o que tenho visto em nosso parampara. Srila Prabhupada (Bhaktisiddhanta) freqüentemente falava sobre Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja: “Quando eu me aproximei dele para tomar iniciação, ele recusou-me. Ele deu o pretexto de que eu não tinha muito conhecimento, mas na verdade ele estava dizendo, ‘Você é muito orgulhoso de ser erudito” Assim ele quís quebrar meu orgulho, e ele recusou-se a me dar iniciação. Todo meu orgulho desmoronou e comecei a jejuar. Eu prometi que iria morrer. Eu irei morrer.’ Então, ele me deu a iniciação.

Similarmente, meu Gurudeva serviu Prabhupada tão seriamente. Em uma noite ele mudou a área de túmulos dentro de um jardim. Sempre que se referisse a seu Gurudeva, ele não podia proferir as palavras ‘Srila Prabhupada’, e ele freqüentemente chorava amargamente. Vemos que isto não acontece em nosso caso. Ele era mais dedicado a seu Gurudeva.


Se alguém critica o Gurudeva de alguém e o discípulo permanece quieto, então ele não é mais do que um eunuco impotente. Quando nosso Gurudeva começou o Ratha-yatra em Navadvipa, ninguém o criticou. Quando, entretanto, ele deixou este mundo, muitos devotos avançados falaram algo contrário ao Ratha-yatra em Navadvipa. Um dia ouvi que não pude dormir a noite. Eu estava inquieto e muito agitado. Logo depois de ter escrito um artigo em nossa revista, e este artigo criou o caos, danos e muita grande agitação para o nosso lado. Daí, houve uma luta, e esta batalha durou o ano todo. Se nós não fazemos estas coisas, nós não estamos fazendo mano-bhista seva, serviço pra o desejo íntimo do coração de Sri Gurudeva. Deveríamos estabelecer nossos princípios de Gurudeva e, quando qualquer oposição vier, deveríamos derrotá-la.


(Palestra de Bhaktivedanta Narayana Maharaja extraída de
www.purebhakti.com, sob a guia de Pujyapada Vana Maharaj)

tradução e revisão: colaboradores do Instituto Vidyanagar

http://www.bhaktibrasil.com/wp/?p=679#more-679

Nenhum comentário:

Postar um comentário